segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Para sempre Kitsch

A tendência que nunca sai de moda.

Por Márcia Grasieli

Quem nunca ouviu falar dos anos 60, 70 e 80? A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas mostrando uma rebeldia sintonizada com a dos artistas de cinema, as moças bem comportadas começavam a abandonar as saias e usar cigarretes.

Quem nunca deu muitas gargalhadas com as fotos dos pais, avós e amigos mais velhos? Afinal o estilo da época era irreverente, as mulheres abusavam da maquiagem forte, dos acessórios grandes e das roupas com brilho. Já os homens caprichavam no corte de cabelo e nas calças boca-de-sino, um jeitinho Elvis Presley de ser.

O conceito Kitsch está em tudo: na moda, na literatura, na arquitetura, no design, na música e nos objetos. Em Foz do Iguaçu, a Pizzaria Pop, traz um pouco do Kitsch para a atualidade. O ambiente, a decoração e a música fazem com que os clientes vivam o Kitsch no passado.

Mas o que dizer do quesito vestuário? Este anda sempre sendo aperfeiçoado e mesmo assim, o que era usado antigamente e considerado por muitos como, ridículo, hoje é moda. Colares compridos, pulseiras coloridas, brincos grandes, nada disso é raridade mais. As mulheres de hoje em dia desfrutam da moda antiga moderna.

O estilo extravagante do Kitsch, já foi discriminado e até tachado de brega no Brasil. Mesmo assim, podemos encontrar em qualquer balada noturna o brilho no vestuário das adolescentes. O “mau gosto” dos anos 80, se torna necessário nos anos atuais.

Apesar de todos os avanços tecnológicos, em design e moda, os estilistas se baseiam no que já existe para lançar uma nova coleção. Os vestidos floridos e de bolinha, por exemplo, arrasam em qualquer verão, usados a bastante tempo, assim como os decotes.

Até pouco tempo o xadrez e o estampado das roupas eram procurados por todos. Sem contar dos “sapatinhos de boneca”, confortáveis e associáveis ao traje comum. As sandálias de plástico venderam igual água em 2006. Até a cantora Sandy lançou sua linha no mercado. Bom, bonito e barato. Moda para qualquer época.

Para o século XXI a tendência permanece. Bolsas grandes, cores fortes, estampas de bicho e óculos grandes, estão com tudo para deixar qualquer mulher elegante.
Bem vindo ao universo Kitsch!

Nenhum comentário: